"Seja a mudança que você quer ver no mundo."

"Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar, mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota."
(Madre Tereza de Calcutá)

Páginas

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Informações sobre a Hidrocefalia

O que é a hidrocefalia?


O termo hidrocefalia vem do Grego e significa "água na cabeça". Na realidade a água é liquido cefalorraquidiano (adiante designado por CSF - cerebrospinal fluid), um líquido claro que é constantemente produzido nas cavidades, ou ventrículos, no interior do cérebro. Ele passa de um ventriculo para o seguinte (quatro no total) através de canais estreitos, circulando depois na superficie do cérebro - uma pequena parte desce pela espinal-medula - e é absorvido no sistema sanguíneo. Esta absorção realiza-se por veias especializadas dentro do crânio as quais têm uma superficie semelhante a uma peneira. Apesar de muito mais lentamente que a circulação do sangue, o CSF está em constante produção, circulação e reabsorção.


A hidrocefalia pode resultar de excesso de produção de CSF (muito raro), ou quando é impedida a sua circulação ou absorção. Nesta situação, em que o CSF é constantemente produzido mas não consegue circular, ele acumula-se e causa um aumento da pressão no interior do cérebro. Os ventrículos incham e o tecido cerebral é esticado e esmagado. Em bébes e crianças muito jovens os ossos do crânio não estão fixos como acontece mais tarde, resultando a pressão no crescimento da cabeça. No entanto é importante saber que a hidrocefalia também pode surgir em crianças mais velhas e adultos.
A hidrocefalia é frequentemente classificada como comunicativa ou não comunicativa. No primeiro caso o problema é normalmente uma deficiência na absorção do CSF no final do sistema, enquanto no segundo caso há um bloqueio à circulação do CSF dentro do sistema ventricular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário